Fernando Sobral
Muitas expansões do armazém poderiam ser evitadas se o
planejamento de estoque fosse mais bem elaborado. A demanda de espaço às vezes
é causada pelo crescimento do negócio, mas às vezes são provocadas pela falha
na previsão de vendas, ou melhor, dizendo, pela falta de cumprimento das metas
de vendas.
A logística busca exatamente oferecer a disponibilidade
de produtos com redução dos ativos. Normalmente, o principal ativo é o capital
de giro empatado nos estoques.
Os critérios para determinação de previsão de venda são
diferentes daqueles que estabelecem metas de vendas.
Para estabelecer a previsão de vendas, as empresas, se
pautam geralmente no histórico de vendas, tipos de produto, situação do
mercado, concorrência, política de preços entre outros. Ou seja, o profissional
de previsão de vendas estabelece parâmetros e modelos matemáticos, para não
comprar ou produzir demais ou de menos, Ele procura não perder vendas por falta
de mercadorias ou empatar um montante muito grande de capital de giro em artigos
que ficarão paradas nos estoques.
O estabelecimento de metas é determinado pela vontade da
força de vendas, ou muitas vezes pelo dono da empresa. A pergunta básica é:
Quanto você quer faturar no final de cada mês? O critério obedecido é o do
desejo versos o esforço. Para atender as metas de venda, a empresa estabelece
critérios visando à melhoria dos níveis de serviço, ou da disponibilidade de
mercadorias e serviços.
Por vezes o desejo não se encaixa a realidade e a empresa
acaba “micando” com um elevado nível de estoque. O problema gera falta de
espaço para armazenagem, transtornando o gerente de logística.
Cabe ao gerente de logística, por um lado, interferir no
devaneio dos vendedores, trazendo-os para a realidade dos fatos. Por outro
lado, estabelecer desenhos do fluxo de mercadorias e informação que possibilite
o devaneio, dentro de um quadro que os estoques fiquem minimizados, porém sem
perdas de vendas por falta produtos.
Portanto, a primeira orientação na solicitação de
crescimento do armazém é a revisão da política de vendas. A atuação do gerente
de logística é muito importante. Quando existe uma confluência entre vendas e
logística a redução de custo na operação se torna realidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário