ESTUDO DE CUSTOS DE
TRANSPORTE
O projeto VAI FÁCIL.
A Vai
Fácil, (não confundir com a Via Fácil) é uma empresa de Transporte Rodoviário
de Carga Seca ou Frigorificada que opera com coleta e entrega em todo o Brasil.
Sua matriz fica no Rio de Janeiro e a empresa é referência pelo nível de
serviço e profissionalismo. O diferencial da Vai Fácil é o rastreamento da
carga informando por email cada passo no transporte.
A
Interlogis foi contratada pela Vai Fácil para elaborar de uma tabela de preço
de frete para coleta em um ponto e distribuição e fazer a entrega em diferentes
CEPs. O custo do frete referia-se à carga fracionada, sendo algumas o valor
será do frete peso e outras referente ao frete volume. A determinação do preço considerou
o custo do frete e o preço praticado pelo mercado, para um mesmo nível de
serviço.
Informando
Origem / Destino, índice de Facilidade de Carga e Descarga, a tabela determina
o custo do m3 por km rodado. As variáveis na composição de custos referente ao
nível de serviço foram:
·
Tempo de entrega
·
Volume de entrega
·
Distância
percorrida.
As
variáveis relativas ao veículo foram:
·
Volume de
transferência
·
Freqüência
·
Origem – destino
·
Facilidade de
carregamento e descarregamento
·
Estabilidade e
particularidade da carga
·
Necessidade de docas
e dispositivos de docas
·
Agilidade e
facilidade de conferência de carga
·
Agilidade na
produção de documentos (Nota Fiscal e Conhecimento de Carga)
·
Responsabilidade
pela Carga
·
Seguros de uma forma
geral
As variáveis
relativas aos Custos Fixos foram:
1.
Depreciação do
Veículo
2.
Custo oportunidade
3.
Motorista
4.
IPVA/Seguro
Obrigatório
5.
Seguro do Veículo
6.
Manutenção
Preventiva
7.
Administração
8.
Lavagem
As variáveis
relativas aos Custos Variáveis foram:
9.
Combustível
10. Pneus
11. Óleo
12. Manutenção Corretiva
O trabalho demandou 60
dias úteis.
Aplicação do projeto 1:
Estudo de custos para frete, com origem no Interior de São Paulo e destinos a diferentes
CEPs do Rio de Janeiro.
A partir de uma planilha com os custos de fretes praticados, informações
de origem e destino, data de envio, valores praticados, características de Peso
e Cubagem da mercadoria a ser entregue dimensionamos nosso preços e nível de
serviço.
A
planilha continha os seguintes dados:
Foram
totalizadas 42.116 entregas no período de 46 dias representando 923 entregas em
média por dia. As somas totais das despesas com frete totalizaram perto de R$ 20
000 000. O que representa uma despesa média diária de R$ 400 000. A soma em
peso da entrega no período fica próxima a 700 toneladas, que representa uma
movimentação diária de 15 toneladas, ou 19 Unidades de Cargas Paletizadas.
Considerando
que:
Foi possível calcular:
1 Distância entre origem e destino
2 Preço do km rodado
3 Preço do kg transportado
4 Preço do kg transportado por km
rodado
5 Preço do m3 transportado
6 Preço do m3 transportado por km
rodado
7 Densidade da carga transportada
8 Preço do transportado do kg/m3
9 Preço do transportado do kg/m3 por
km rodado
10 Quantidade de entregas por dia
11 Nível de Serviço praticado
(considerando o tempo de entrega)
Na
avaliação do valor do frete em relação a volumes e pesos, para uma mesma
distância não identificamos consistência, pois a variação do peso ou volume não
possui nenhuma proporcionalidade, como podemos verificar no gráfico a seguir:
Verifica-se
que:
·
O preço do frete não
corresponde a distância percorrida, pois distâncias maiores estão com preços
menores
·
O mesmo acontece em
relação a peso ou volume de entrega
Conclusão:
Muitas vezes o valor do
frete esta associado às variáveis: distância, peso ou cubagem da mercadoria. Na
planilha enviada não foi identificada essa relação de forma direta. Existe a
possibilidade do valor do frete estar vinculado ao custo ao valor da nota
fiscal. Neste caso, essa informação permitiria maior consistência na avaliação,
assim como:
·
Taxa de
gerenciamento de risco
·
Ad Valorem
·
Restrição ao
Trânsito – TRT
·
Taxa de Despacho
Finalmente nessa
operação, a composição do custo de envio de carga, foram calculados:
·
O custo de
transferência das mercadorias entre o Interior de SP e Unidade no RJ;
·
O custo de
redirecionamento das cargas;
·
O custo de
distribuição relativo às entregas.
Critérios
e Custos da Operação
Os
custos fixos calculados totalizam R$ 9.188,40. Incluso no preço o traje do
Motorista no Valor do kit= R$ 1000,00 (2 camisas + 2 ternos +1 sapato + 1 óculos escuro.) 1 kit cada 6 meses. O
salário do motorista (sênior) considerado foi de R$ 2.499,96, baseado no Banco
Nacional de Empregos. Não incluso horas extras, porém acréscimo de 5% de
adicional noturno. Não considerado o custo de Administração, mesmo existindo
(ex. gestor operacional).
O
rendimento do combustível foi baseado na informação da internet, ou seja, 6,5
km/litro na cidade. A manutenção corretiva está baseada em um histórico das
empresas que atendi. Acho que tem uma boa margem.
Considerando
uma rodagem média diária de 100 km, foi calculado o custo operacional mensal de:
R$ 11.620,95. Considerando uma
margem de 30% , o valor a ser cobrado é de: R$ 16.601,36. Acima
da franquia o valor do km rodado será de R$ 1,16.
Informações
adicionais.
Não
foi considerado nos custos financeiros, nem seguro de vida pessoal. Custos de
garagem não inclusos. Impostos não inclusos. Acrescer ao preço 10% (dez por cento) para cobertura de despesas relativas às horas
extras, pedágios, estacionamentos, km excedente e outras despesas não
especificadas
https://drive.google.com/file/d/1X5Bze8kJOWVuLFJ_2EzsZ8YXlVbOORjf/view?usp=sharing