Logística

Logística
Redução de Custos

terça-feira, 13 de novembro de 2018

ESTUDO DE CUSTOS DE TRANSPORTE

ESTUDO DE CUSTOS DE TRANSPORTE
O projeto VAI FÁCIL.
A Vai Fácil, (não confundir com a Via Fácil) é uma empresa de Transporte Rodoviário de Carga Seca ou Frigorificada que opera com coleta e entrega em todo o Brasil. Sua matriz fica no Rio de Janeiro e a empresa é referência pelo nível de serviço e profissionalismo. O diferencial da Vai Fácil é o rastreamento da carga informando por email cada passo no transporte.
A Interlogis foi contratada pela Vai Fácil para elaborar de uma tabela de preço de frete para coleta em um ponto e distribuição e fazer a entrega em diferentes CEPs. O custo do frete referia-se à carga fracionada, sendo algumas o valor será do frete peso e outras referente ao frete volume. A determinação do preço considerou o custo do frete e o preço praticado pelo mercado, para um mesmo nível de serviço.
Informando Origem / Destino, índice de Facilidade de Carga e Descarga, a tabela determina o custo do m3 por km rodado. As variáveis na composição de custos referente ao nível de serviço foram:
·         Tempo de entrega
·         Volume de entrega
·         Distância percorrida.
As variáveis relativas ao veículo foram:
·         Volume de transferência
·         Freqüência
·         Origem – destino
·         Facilidade de carregamento e descarregamento
·         Estabilidade e particularidade da carga
·         Necessidade de docas e dispositivos de docas
·         Agilidade e facilidade de conferência de carga
·         Agilidade na produção de documentos (Nota Fiscal e Conhecimento de Carga)
·         Responsabilidade pela Carga
·         Seguros de uma forma geral
As variáveis relativas aos Custos Fixos foram:
1.       Depreciação do Veículo
2.       Custo oportunidade
3.       Motorista
4.       IPVA/Seguro Obrigatório
5.       Seguro do Veículo
6.       Manutenção Preventiva
7.       Administração
8.       Lavagem
As variáveis relativas aos Custos Variáveis foram:
9.       Combustível
10.   Pneus
11.   Óleo
12.   Manutenção Corretiva

O trabalho demandou 60 dias úteis.

Aplicação do projeto 1: Estudo de custos para frete, com origem no Interior de São Paulo e destinos a diferentes CEPs do Rio de Janeiro.

A partir de uma planilha com os custos de fretes praticados, informações de origem e destino, data de envio, valores praticados, características de Peso e Cubagem da mercadoria a ser entregue dimensionamos nosso preços e nível de serviço.
A planilha continha os seguintes dados:
Foram totalizadas 42.116 entregas no período de 46 dias representando 923 entregas em média por dia. As somas totais das despesas com frete totalizaram perto de R$ 20 000 000. O que representa uma despesa média diária de R$ 400 000. A soma em peso da entrega no período fica próxima a 700 toneladas, que representa uma movimentação diária de 15 toneladas, ou 19 Unidades de Cargas Paletizadas.
Considerando que:
Foi possível calcular:
1             Distância entre origem e destino
2             Preço do km rodado
3             Preço do kg transportado
4             Preço do kg transportado por km rodado
5             Preço do m3 transportado
6             Preço do m3 transportado por km rodado
7             Densidade da carga transportada
8             Preço do transportado do kg/m3
9             Preço do transportado do kg/m3 por km rodado
10           Quantidade de entregas por dia
11           Nível de Serviço praticado (considerando o tempo de entrega)

Na avaliação do valor do frete em relação a volumes e pesos, para uma mesma distância não identificamos consistência, pois a variação do peso ou volume não possui nenhuma proporcionalidade, como podemos verificar no gráfico a seguir:
Verifica-se que:
·         O preço do frete não corresponde a distância percorrida, pois distâncias maiores estão com preços menores
·         O mesmo acontece em relação a peso ou volume de entrega

Conclusão:

Muitas vezes o valor do frete esta associado às variáveis: distância, peso ou cubagem da mercadoria. Na planilha enviada não foi identificada essa relação de forma direta. Existe a possibilidade do valor do frete estar vinculado ao custo ao valor da nota fiscal. Neste caso, essa informação permitiria maior consistência na avaliação, assim como:

·         Taxa de gerenciamento de risco
·         Ad Valorem
·         Restrição ao Trânsito – TRT
·         Taxa de Despacho

Finalmente nessa operação, a composição do custo de envio de carga, foram calculados:

·         O custo de transferência das mercadorias entre o Interior de SP e Unidade no RJ;
·         O custo de redirecionamento das cargas;
·         O custo de distribuição relativo às entregas.
                                                                                                                                   
Critérios e Custos da Operação
Os custos fixos calculados totalizam R$ 9.188,40. Incluso no preço o traje do Motorista no Valor do kit= R$ 1000,00 (2 camisas + 2 ternos +1 sapato  + 1 óculos escuro.) 1 kit cada 6 meses. O salário do motorista (sênior) considerado foi de R$ 2.499,96, baseado no Banco Nacional de Empregos. Não incluso horas extras, porém acréscimo de 5% de adicional noturno. Não considerado o custo de Administração, mesmo existindo (ex. gestor operacional).
O rendimento do combustível foi baseado na informação da internet, ou seja, 6,5 km/litro na cidade. A manutenção corretiva está baseada em um histórico das empresas que atendi. Acho que tem uma boa margem.


Considerando uma rodagem média diária de 100 km, foi calculado o custo operacional mensal de: R$ 11.620,95. Considerando uma margem de 30% , o valor a ser cobrado é de: R$ 16.601,36. Acima da franquia o valor do km rodado será de R$ 1,16.
Informações adicionais.
Não foi considerado nos custos financeiros, nem seguro de vida pessoal. Custos de garagem não inclusos. Impostos não inclusos. Acrescer ao preço 10% (dez por cento) para cobertura de despesas relativas às horas extras, pedágios, estacionamentos, km excedente e outras despesas não especificadas






https://drive.google.com/file/d/1X5Bze8kJOWVuLFJ_2EzsZ8YXlVbOORjf/view?usp=sharing