Logística

Logística
Redução de Custos

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Recuperação das vendas do comércio fica mais consistente. Este é o seu momento.


POR FERNANDO SOBRAL
16 de novembro de 2017

Neste final de semana aproveitei para por minha conversa em dia. Como o assunto do momento é economia, ou melhor, superação da crise econômica, eu fiz uma visita ao Blog da Miriam Leitão. Lá encontrei um artigo do MARCELO LOUREIRO, “Recuperação das vendas do comércio fica mais consistente”. É esses rumores estão sendo bem constantes. Será que agora vai? Ele continua: “Fatores mais permanentes, como a queda da inflação e dos juros, estão fazendo efeito no balcão das lojas. No recorte mensal, que oscila mais, as vendas cresceram 0,5% em setembro, e o setor agora acumula alta de 1,3% nos nove meses de 2017”.
Aqui na Interlogis, ainda eu não percebo tais melhorias. Nestes anos difíceis, fico aliviado por estar com as contas em dia, e sobrevivendo aos percalços criados pelos nossos políticos.
Mas realmente estou tendendo e acreditar na recuperação da economia, por um motivo muito simples: O Brasil não tem motivos (fora os políticos) para permanecer nessa recessão. E realmente acho que está chegando esse momento.
Mas como estão as empresas hoje: Inicialmente devo apontar que muitas quebraram. Aquelas que permaneceram enxugaram seus custos e estão produzindo abaixo da sua capacidade instalada. Ficou mais ou menos assim: As empresas com um número de linhas de produção maior que o necessário, turnos de trabalho reduzido, almoxarifados de produtos acabados com endereço sobrando.
Na retomada, rapidamente o quadro deve ser invertido, ou seja, e vai faltar capacidade produtiva. Este momento de retomada é estratégico para melhorar os processos, por exemplo, implantar novos sistemas de gestão. Seja um Sistema de Gestão de Armazém, ou um Sistema de Gestão de Transporte. Também podem mecanizar ou automatizar sua área de produção ou de logística interna utilizando estruturas de verticalização como prateleiras, sistemas de embalagem e acondicionamento entre outras.
Desta forma, vejo a retomada como a oportunidade de organizar sua empresa e voltar a crescer. É o seu momento. Pense nisso.


Abraço