Logística

Logística
Redução de Custos

quinta-feira, 25 de junho de 2015

O que é necessário para elaborar um Plano Nacional de Logística e Transporte?



Um plano Nacional de Logística é aquele que deve possibilitar aos brasileiros o acesso ao maior “mix” de mercadoria, na quantidade e qualidade desejada ao menor custo, ao mesmo tempo em que possibilita as diferentes regiões brasileiras disponibilizar seus produtos para o mercado interno e externo.

Essa estratégia de acesso e disponibilização dos produtos depende do fluxo físico de mercadorias e da facilidade de transmissão das informações relativas. O fluxo físico envolve o transporte, a movimentação, o acondicionamento e a armazenagem das cargas, e neste intuito o investimento no material rodante, combustíveis e na infra-estrutura dos diferentes modais apresenta-se como prioritário.

Mas devemos considerar que logística não é só transporte, mas também planejamento de estoque, movimentação, armazenagem, acondicionamento e recursos informacionais, e a facilidade de comunicação com sistemas óticos e RFID devem ser considerados. 

O Brasil que busca competitividade aos seus produtos deve ser generoso nestes aspectos. Os investimentos privados, coordenados pelo estado, poderão ter os terminais na grandiosidade necessária de um país de dimensões continental. O exemplo do CEAGESP, que tem esse papel com foco na distribuição de hortifrutigranjeiros, o país precisa de terminais para os mais variados produtos. 

Esses terminais serão concentradores e desconsolidadores de cargas, (hub and spoke) e deverão possuir equipamentos eficientes de movimentação e totalmente informatizados. No tocante a acondicionamento ou unitizadores de cargas, o Brasil deve estabelecer uma estratégia para produção de um contêiner padrão Brasil ou ISO.

Os novos planejadores logísticos nacionais, que buscam tornar real a intermodalidade ou multimodalidade nos sistemas de transporte do Brasil devem centrar atenção nestes terminais de carga.


Em suma, o Brasil deve buscar a implantação de Mega terminais multimodais de carga, coordenados pelo estado, com administração privada. Os mega terminais devem ser a integração dom modais aéreos, rodoviário, ferroviário, aquaviário e dutoviário. Esses terminais devem ser ligados por anéis rodoviários e ferroviários de amplitude nacional. 

Qualquer Plano Nacional de Logística e Transporte deve reforçar a necessidade da qualificação da mão de obra. Essa é a grande alternativa na redução dos custos logísticos dos países do futuro.

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