Logística

Logística
Redução de Custos

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Como avaliar e resolver problemas na cadeia produtiva da Construção Civil.

Fernando Sobral
Muitas construtoras não vão além do básico da logística por não saber como e quais são os passos que devem ser seguidos. E a questão que fica é o como estabelecer um procedimento de fácil aplicação para: avaliação da situação logística atual e a correção dos possíveis entraves ou gargalos existentes no canteiro de obra.
Os entraves ou gargalos da logística na construção civil podem estar associados aos níveis de estoque, ao meio de transporte, ao processo de movimentação, a armazenagem, ao acondicionamento de cargas, ou ao gerenciamento do sistema de informação. Por causa destes entraves não é possível a colocação dos componentes certos, no local certo, na quantidade certa em perfeitas condições de utilização no canteiro de obra.
Um método para aperfeiçoar a operação logística na construção civil deve consistir na avaliação de cada um destes elementos e em uma proposta para a resolução do problema.
Pode-se considerar que os princípios da logística na construção civil buscam solucionar totalmente a demanda de materiais do canteiro de obra, assegurando que todos os produtos e serviços funcionem bem e funcionem juntos de forma combinada ou integrada. Logicamente é fundamental não desperdiçar o tempo da mão de obra ou de equipamentos alocados na obra por falta de insumos.
Outro ponto importe é o de ofertar exatamente aquilo que é demanda da obra, ou seja, o produto certo. Porém não só ofertar aquilo que é demanda, mas ofertar o que é demanda da obra exatamente onde será aplicado. E o pulo do gato é de ofertar exatamente quando será aplicada. De tal forma devem-se agregar continuamente soluções para reduzir tempo e aborrecimentos no canteiro de obras.
No Brasil o conceito de logística ainda é relativamente recente. Podemos considerar que na distribuição física sua implementação se deu com a chegada das redes de supermercado americanas e europeias na abertura econômica no início dos anos 90. A logística de suprimento chegou pelas montadoras que buscavam reduzir seus estoques ou mesmo implantar o modelo Japonês de Just in time.
A logística da construção civil poderia ser considerada a logística de processos. O desenvolvimento tecnológico da construção civil no Brasil se deu de certa forma autônoma. Isto tornou o desenvolvimento da logística assim como o marketing no setor de certa forma tardia, e ela aconteceu se referenciando nas outras duas.
O atraso dos estudos do mercado se deu por um lado, por causa da intervenção dos arquitetos modernistas influenciados pela construção de Brasília. Os quais tentaram impor um modelo de construção aos usuários desvinculados dos seus desejos. Por outro lado não contemplava as necessidades dos parceiros da cadeia de suprimento, desconhecendo marketing aplicado a gestão da cadeia de suprimento ou o nível de serviço na cadeia produtiva da construção civil.
Mas, como avaliar e identificar problemas na cadeia produtiva e verificar o patamar logístico no processo de construção civil. Vários aspectos devem ser considerados e podemos começar com a determinação de estoque. Uma técnica recomendada é obedecer aos seguintes passos:
§  Levantamento dos Itens de estoque
§  Seleção dos critérios de avaliação
§  Coleta dos dados necessários para as alternativas em relação aos critérios
§  Determinação dos números de categorias
§  Determinação do método multi critério
§  Classificação do artigo em grupos
§  Execução de ajustes necessários de acordo com algumas outras considerações
Esse procedimento visa buscar um estoque menor, porém sem que faltem insumos na construção.
Além dos estoques uma prioridade no canteiro de obra é o Sistema de Movimentação e Armazenagem dos Materiais, sendo que um processo metodológico de avaliação de equipamentos mecânicos deve ser utilizado. A viabilidade seria determinada pelo montante de recursos investidos versus o custo operacional do sistema, que apesar de ser uma análise obvia a ausência de um método tem inibido estudos em muitas empresas do setor.
No tocante a transporte um sistema metodológico de avaliação de desempenho deve considerar que ainda existe um nicho de desenvolvimento das caçambas dos veículos associados aos sistemas de unitização de cargas e de transbordo no setor da construção civil. Que somado aos desperdícios relativos a programação de rotas e tempo de entrega tem gerado acréscimos de custos no preço final da obra.
Um check list para a avaliação da integração dos sistemas de informação entre o canteiro de obra e fornecedores de insumos deve considerar a implementação de EDI (exchange data information) ou troca eletrônica de dados e do VMI (Vendor Managed Inventory) ou Estoque Gerenciado pelo Fornecedor quando os fornecedores de insumo em parceria com a obra, repõe de forma contínua o estoque do canteiro, baseado em informações eletrônicas recebidas.
Finalmente, um último item que não pode ser deixado de lado é a parte do acondicionamento dos insumos, pois ele irá contribuir muito para a redução dos desperdícios. Uma metodologia de avaliação deve começar pelas embalagens e também verificar a possibilidade de unitização das cargas, tanto de forma paletizada com das conteinerizadas.

Estoques, níveis de serviços, sistema de informação, acondicionamento, transportes, movimentação e armazenagem são os componentes da logística, e sua integração buscando a redução de custos deve ser o objetivo das empresas. Um método que contemple essa avaliação é de fundamental importância para o setor que busca um diferencial de competitividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário