Eu estou cortando despesas como todo mundo. Meus colaboradores foram desligados, as instalações do escritório encolheram. A construção da casa de campo parou. Sinais da crise.
Sobre
os males da crise econômica atual, diz-se: -“O triste é que, fatalmente, uma
onda de desemprego virá e atingirá os mais necessitados”. E completa: -“Os
cortes começam sempre por aqueles que fazem serviços não essenciais e que, por
isso mesmo, podem ser mais facilmente
dispensados”.
Sem
dúvidas os necessitados serão os mais prejudicados. Mas que, os cortes começam
sempre por aqueles que fazem serviços não essenciais não é o retrato da verdade.
Nossa exportação de soja e milho foi a primeira a sentir os impactos da crise,
ou seja, um dos primeiros seguimentos abalados na crise global no Brasil foi à
agricultura, ou seja, um serviço essencial.
Outro
seguimento essencial impactado foi o da construção civil. Neste caso os
primeiros demitidos são os pedreiros, carpinteiros, eletricistas entre outros. Ou
seja, profissionais essenciais.
No
meu contato com clientes percebo que alguns setores estão passando maior
dificuldade que outros, por exemplo: - A Cadeia Produtiva Automotiva parou de
investir. Até mesmo empresas que atuam no mercado de peças de reposição. A
falta dinheiro faz as pessoas protelarem até a compra de uma maçaneta ou uma
lanterna quebrada.
Outros
setores, como o de materiais de limpeza, papel higiênico, descartáveis, gráficas
de livros didáticos, escritórios de advocacia continuam sua atuação sem muito
transtorno.
A
grande sabedoria neste momento é entender que as crises são cíclicas. O
importante é não se desesperar, ter paciência e esperar o furacão passar. Depois
disto, fica a lição de que no tempo de vacas gordas devemos estocar recursos para
o tempo de escassez.
Outra
sabedoria para as empresas é buscar diferencial competitivo para superar as
dificuldades deste momento. A empresa bem posicionada tem uma marca
reconhecidamente confiável, um produto de alta qualidade. O preço deve ser compatível
com o mercado, mas deve permitir uma boa margem de lucratividade. O produto
deve estar disponível em vários e melhores pontos de venda do mercado.
É
muito difícil classificar o que é essencial e qual é essa atividade. O
profissional em tempo de crise tem que possuir atributos que o diferencie. Dos
atributos pessoais à vontade ou desejo é a origem da prosperidade. Mas nada
adianta desejar sem ter motivo para conquistar. Sem otimismo e paciência é
muito difícil administrar todos os “nãos” que fatalmente serão recebidos.
Todo
esse quadro deve ser recheado com a arte da comunicação, ou seja, falar,
escrever e desenhar bem. Já dizia o velho guerreiro: - quem não se comunica se
estrumbica.
As
coisas não caem em nossos braços, é necessário ser criativo, ter iniciativas e
bom humor enquanto aguardamos. A inteligência ajuda, porém não é a principal arma
para superar as dificuldades.
Muitos
destes atributos podem ser enriquecidos através da teoria baseada na formação
acadêmica. A formação acadêmica que tem uma importância relativa, perto do
conhecimento adquirido pela prática. A teoria é a síntese do aprendizado do
outro, que precisa ser colocada em prática através das nossas próprias experiências.
De tal forma, que a nossa vida profissional pode ser entendida como o grande
laboratório para geração do conhecimento. A iniciativa norteia nossas experiências
que irá promover o saber que é o nosso produto de venda como profissional.
Estabelecer
o valor do saber nestes meses de crise está sendo difícil. Mesmo tendo trabalhado
quase quarenta anos com idéias, desenvolvendo projetos de pesquisa e orientando
empresas em logística, estes últimos meses está sendo um castigo para quem tem negócios
com base na venda de conhecimento.
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