Logística

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Redução de Custos

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Crise e Castigo




Eu estou cortando despesas como todo mundo. Meus colaboradores foram desligados, as instalações do escritório encolheram. A construção da casa de campo parou. Sinais da crise.

Sobre os males da crise econômica atual, diz-se: -“O triste é que, fatalmente, uma onda de desemprego virá e atingirá os mais necessitados”. E completa: -“Os cortes começam sempre por aqueles que fazem serviços não essenciais e que, por isso mesmo, podem ser mais  facilmente dispensados”.

Sem dúvidas os necessitados serão os mais prejudicados. Mas que, os cortes começam sempre por aqueles que fazem serviços não essenciais não é o retrato da verdade. Nossa exportação de soja e milho foi a primeira a sentir os impactos da crise, ou seja, um dos primeiros seguimentos abalados na crise global no Brasil foi à agricultura, ou seja, um serviço essencial.

Outro seguimento essencial impactado foi o da construção civil. Neste caso os primeiros demitidos são os pedreiros, carpinteiros, eletricistas entre outros. Ou seja, profissionais essenciais.
                                                                                                         
No meu contato com clientes percebo que alguns setores estão passando maior dificuldade que outros, por exemplo: - A Cadeia Produtiva Automotiva parou de investir. Até mesmo empresas que atuam no mercado de peças de reposição. A falta dinheiro faz as pessoas protelarem até a compra de uma maçaneta ou uma lanterna quebrada.

Outros setores, como o de materiais de limpeza, papel higiênico, descartáveis, gráficas de livros didáticos, escritórios de advocacia continuam sua atuação sem muito transtorno.

A grande sabedoria neste momento é entender que as crises são cíclicas. O importante é não se desesperar, ter paciência e esperar o furacão passar. Depois disto, fica a lição de que no tempo de vacas gordas devemos estocar recursos para o tempo de escassez.

Outra sabedoria para as empresas é buscar diferencial competitivo para superar as dificuldades deste momento. A empresa bem posicionada tem uma marca reconhecidamente confiável, um produto de alta qualidade. O preço deve ser compatível com o mercado, mas deve permitir uma boa margem de lucratividade. O produto deve estar disponível em vários e melhores pontos de venda do mercado.

É muito difícil classificar o que é essencial e qual é essa atividade. O profissional em tempo de crise tem que possuir atributos que o diferencie. Dos atributos pessoais à vontade ou desejo é a origem da prosperidade. Mas nada adianta desejar sem ter motivo para conquistar. Sem otimismo e paciência é muito difícil administrar todos os “nãos” que fatalmente serão recebidos.

Todo esse quadro deve ser recheado com a arte da comunicação, ou seja, falar, escrever e desenhar bem. Já dizia o velho guerreiro: - quem não se comunica se estrumbica.

As coisas não caem em nossos braços, é necessário ser criativo, ter iniciativas e bom humor enquanto aguardamos. A inteligência ajuda, porém não é a principal arma para superar as dificuldades.

Muitos destes atributos podem ser enriquecidos através da teoria baseada na formação acadêmica. A formação acadêmica que tem uma importância relativa, perto do conhecimento adquirido pela prática. A teoria é a síntese do aprendizado do outro, que precisa ser colocada em prática através das nossas próprias experiências. De tal forma, que a nossa vida profissional pode ser entendida como o grande laboratório para geração do conhecimento. A iniciativa norteia nossas experiências que irá promover o saber que é o nosso produto de venda como profissional.


Estabelecer o valor do saber nestes meses de crise está sendo difícil. Mesmo tendo trabalhado quase quarenta anos com idéias, desenvolvendo projetos de pesquisa e orientando empresas em logística, estes últimos meses está sendo um castigo para quem tem negócios com base na venda de conhecimento.

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