Logística

Logística
Redução de Custos

quarta-feira, 17 de junho de 2015

A escolha do ponto de implantação de Almoxarifados e a importância do desenvolvimento do Layout.



Você sabe qual é o melhor momento de contratar um especialista em logística? Após a contratação do projeto de engenharia?

Para orientação na implantação de um Centro de Distribuição ou de um Almoxarifado.

São muitos os momentos que contar com um especialista em logística no desenvolvimento de projetos de um Centro Distribuição ou um Almoxarifado facilita a vida do empreendedor. Porém um especial é aquele momento da escolha do local de implantação, pois é estratégico para a empresa.

Para a escolha do local existem algumas técnicas desenvolvidas. Devem ser considerados os locais que serão as entregas, as quantidades e as frequências, buscando além de um ponto de equilíbrio entre eles, as facilidades de acessos.

Muitas empresas determinam os locais em função: do preço da área, por sentimento ou simpatia por algumas regiões. Porém a busca pelo melhor ponto de implantação deve ser em função de uma análise de menor custo. Em quanto tempo a redução com custos de viagem justifica o maior investimento pela melhor localização do Centro de Distribuição?

Alguns gerentes, ainda insistem na tomada de atitudes por impressão. A argumentação para a não realização de estudos é relativo ao volume de dados que devem ser considerados, trazendo por vezes descrença na efetividade delas. Esquecem que hoje, com os recursos computacionais, tais estudos tornaram-se bastante simplificado e confiável.

Outro momento especial, não por estratégia, mas sim pela operacionalidade do Centro de Distribuição e o instante do desenvolvimento do arranjo físico. O projeto de layout também deve ser tratado com muita minúcia. Escolha a pessoa ou empresa certa. A habilidade da empresa ou profissional deve combinar expressão gráfica, como projetos de arquitetura e engenharia a outros conhecimentos, tais como:

Automação e mecanização:  Pois, a busca da produtividade muitas vezes passa por análise do estágio do processo produtivo, exemplo: uma empresa atua com mão de obra intensiva. Ela deve dar um passo no sentido da mecanização do processo produtivo? Se ela já está mecanizada, seria interessante automatizar parte do processo?

Equipamentos de movimentação: O mercado oferece uma gama de equipamentos para mecanização do processo, que variam de acordo ao ambiente de trabalho, como o piso da área, por exemplo, variam de acordo o tipo de energia que estarão movimentando os equipamentos, além da escolha do equipamento em si.

Equipamentos de transporte: O mesmo vale para o transporte, associado a infra-estrutura, material rodante e combustíveis.

Equipamentos de armazenagem: As indústrias têm projetos prontos para atendimento de uma gama de necessidades, e a grande equação está na escolha do dispositivo correto. Um erro nesta escolha pode significar crescimento dos custos logísticos.

De embalagem e acondicionamento: A engenharia de embalagem é um capítulo a parte dos sistemas logísticos, envolve aspectos culturais, resistência, proteção, conservação dos produtos. A escolha da embalagem pode alterar a escolha dos sistemas de movimentação, transporte e armazenagem, dada a possibilidade, como exemplo,  do aumento da vida útil do produto ou da resistência aos impactos entre outros;

Sistema de gerenciamento de armazém: A utilização dos WMS Warehouse Management System, pode alterar em muito os sistemas de picking e a escolha dos equipamentos do armazém. É fundamental o conhecimento detalhado da estrutura dos WMS de diferentes fornecedores, assim como da sua aplicabilidade.

De gestão de estoque e ordem dos pedidos:  A utilização dos OMS Order Management System, também conhecido como OPS Order Processing Systems pode possibilitar o diferencial do nível de serviço entre concorrentes.

De gerenciamento empresarial: Ter visão geral dos Sistemas de Gerenciamento Empresarial, ou como é conhecido o ERP Enterprise Resouce Planning, pois, este sistema que irá integrar um Centro de Distribuição com as outras áreas da empresa.

Além da aptidão em análise de custos e análise de fluxos, pois o projeto de logística deve possibilitar produtividade e se necessário aperfeiçoar o nível de serviço da empresa. E importante essa sensibilidade para focar o projeto nas necessidades dos clientes da empresa, buscando o nível de serviço adequado dentro de um padrão de custos que deve ser justificado.


Ou seja, não basta simplesmente contratar um profissional que tenha trabalhado como gerente de logística em uma empresa, às vezes até de renome. É necessária uma visão geral de logística. Só e tão somente essa visão geral é que irá permitir um projeto integrado, condição “sine qua non" para que a logística empresarial aconteça. Para lembrar: Logística Integrada é um pleonasmo.

Visite o blog da Interlogis:
 interlogis




Um comentário: